19 de set. de 2013

Jogos e o Consumo

Por Vanadilma   Publicado em 19 de set. de 2013 às  06:42   cibercultura Sem Comentários



O consumo de jogos mudou muitos nos últimos anos. Antigamente, um pequeno nicho de pessoas, consideradas nerds, eram os maiores consumidores. Enquanto isso, o restante da população não tinha contato direto com esta forma de entretenimento. A produção deles era mais voltada para tabuleiro e console, ou seja, não eram tão populares, pois só com a chegada da internet os jogos deram o seu avanço de popularização e consumo. Isso porque, com a internet, puderam atingir um maior número de pessoas com os novos e modernos jogos de computador.

Foto: Vanadilma Fernandes

Hoje, as pessoas passam em média 5 horas por dia jogando. Isto é muito mais tempo do que qualquer outra mídia, perdendo somente para a internet, embora devamos levar em consideração que os jogos também estão inseridos nesta rede. Os motivos para a busca dos jogos costumam ser o mesmos: por hobby, interação com outras pessoas, para se distraír e para desopilar antes de voltar ao trabalho, como no caso dos joguinhos presentes no facebook.

Vendo o crescimento e a popularização dos jogos, as marcas passaram a se inserir nesse ambiente e os resultados costumam ser significativamente positivos. Nesse espaço pode-se fazer com que a marca seja consumida de uma forma mais interativa, como nos mundos virtuais.

Contudo, o consumo de jogos vai muito além do consumo do simples ato de jogar. Há eventos que casam esta prática justamente com os interesses das marcas, contribuíndo para a venda de produtos relacionados.  O sana, uma feira de jogos e animes local, é um desses eventos onde as pessoas vendem também produtos de jogo como, por exemplo, o boné do Luigi, o cogumelo do Mário, as camisetas com os personagens dos jogos, etc.  Muitos dos próprios jogadores também fabricam artesanalmente e vendem esses itens.

Itens fabricados artesanalmente - Foto: Vanadilma Fernandes

A moda também contribuiu para a ploriferação dos jogos por intermédio do estilo "novo nerd". Outro ponto que contribui para a adesão dos jogos é a comprovação tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Ministério da Educação de que jogar faz bem.  O Xbox, por exemplo, é um tipo de jogo que faz o corpo humano praticar exercício físicos. Os jogos de estratégia contribuem para uma boa memória e os em inglês auxiliam no aprendizado desta língua estrangeira.

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