O consumo de jogos mudou muitos nos últimos anos. Antigamente, um pequeno nicho de pessoas, consideradas nerds, eram os maiores consumidores. Enquanto isso, o restante da população não tinha contato direto com esta forma de entretenimento. A produção deles era mais voltada para tabuleiro e console, ou seja, não eram tão populares, pois só com a chegada da internet os jogos deram o seu avanço de popularização e consumo. Isso porque, com a internet, puderam atingir um maior número de pessoas com os novos e modernos jogos de computador.
Foto: Vanadilma Fernandes |
Hoje, as pessoas passam em média 5 horas por dia jogando. Isto é muito mais tempo do que qualquer outra mídia, perdendo somente para a internet, embora devamos levar em consideração que os jogos também estão inseridos nesta rede. Os motivos para a busca dos jogos costumam ser o mesmos: por hobby, interação com outras pessoas, para se distraír e para desopilar antes de voltar ao trabalho, como no caso dos joguinhos presentes no facebook.
Vendo o crescimento e a popularização dos jogos, as marcas passaram a se inserir nesse ambiente e os resultados costumam ser significativamente positivos. Nesse espaço pode-se fazer com que a marca seja consumida de uma forma mais interativa, como nos mundos virtuais.
Vendo o crescimento e a popularização dos jogos, as marcas passaram a se inserir nesse ambiente e os resultados costumam ser significativamente positivos. Nesse espaço pode-se fazer com que a marca seja consumida de uma forma mais interativa, como nos mundos virtuais.
Contudo, o consumo de jogos vai muito além do consumo do simples ato de jogar. Há eventos que casam esta prática justamente com os interesses das marcas, contribuíndo para a venda de produtos relacionados. O sana, uma feira de jogos e animes local, é um desses eventos onde as pessoas vendem também produtos de jogo como, por exemplo, o boné do Luigi, o cogumelo do Mário, as camisetas com os personagens dos jogos, etc. Muitos dos próprios jogadores também fabricam artesanalmente e vendem esses itens.
Itens fabricados artesanalmente - Foto: Vanadilma Fernandes |
A moda também contribuiu para a ploriferação dos jogos por intermédio do estilo "novo nerd". Outro ponto que contribui para a adesão dos jogos é a comprovação tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Ministério da Educação de que jogar faz bem. O Xbox, por exemplo, é um tipo de jogo que faz o corpo humano praticar exercício físicos. Os jogos de estratégia contribuem para uma boa memória e os em inglês auxiliam no aprendizado desta língua estrangeira.
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