18 de set. de 2013

Videogame: origem e evolução

Por Unknown   Publicado em 18 de set. de 2013 às  21:32   videogame Sem Comentários




Atribui-se ao físico William Higinbotham (1910-1994), integrante do projeto Manhattan, a criação do Videogame em 1958. Higinbotham também foi responsável pela produção da primeira bomba atômica. Apesar da enorme importância adquirida posteriormente pelo videogame, este inventor tornou-se famoso somente como o inventor da bomba atômica, porque nunca teve consciência do real valor de seu primeiro invento. Tanto é que não chegou a patentear a criação desta sua obra-prima. Por isso, não é reconhecido oficialmente como seu artífice. E o mais estranho é que, mesmo tendo tomado conhecimento do surpreendente êxito de sua invenção, Higinbotham absteve-se, não só de patenteá-la, mas também de comercializá-la; fato este que contribuiu para que a lembrança de sua participação como um dos criadores dos videogames se tornasse praticamente nula.

Importante observar que o objeto criado por William Higinbotham tinha por finalidade incentivar o povo norte-americano a visitar, na época da Guerra Fria, o Brookhaven National Laboratories, onde estava sendo exibido o potencial nuclear do Governo. Para tanto, “ele produziu um jogo de tênis com apenas dois traços primitivos e uma bola, batizando-o de Tennis Programming ou Tennis for Two, exposto em uma tela de 15 polegadas e projetado para ser processado em um computador analógico”, de conformidade com a figura abaixo:

Tennis for Two

Vale ressaltar que, em pouco tempo, o game evoluiu, distanciando-se enormemente daquela versão primitiva criada por Higinbotham. Primeiramente, ele “passou da simulação de jogos convencionais, tais como os de damas e xadrez, para disputas e confrontos expositivos” e hoje é definido como “uma disputa competitiva, executada no formato de um jogo eletrônico. O jogador permanece diante de um veículo que transmite as imagens do confronto lúdico, quase sempre uma TV ou o dispositivo de um computador. Normalmente estende-se este termo também para definir o suporte no qual os games são processados, conhecido como console”.

Na sequência da invenção, não patenteada, de William Higinbotham, registra-se a colaboração de autoria de Ralf Baer na evolução do videogame. Baer, que é um engenheiro eletrônico alemão, nascido em 08 de março de 1922 e que se refugiou nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, teve a ideia de, em 1966, criar um equipamento com capacidade de processar jogos eletrônicos por meio de sua veiculação na televisão. E, para isso, ele usaria poucos recursos financeiros. Nessa época, Baer trabalhava na Sander Aassociates e contava com a colaboração de seus amigos e companheiros de trabalho.

O chasing game, elaborado em 1967, foi o primeiro resultado dessa experiência de Baer. Era um “rústico game de Ping Pong, no qual duas figuras no formato quadrado podiam ser manuseadas pelo competidor, e assim deslocadas ao longo da tela”. Diferentemente do que ocorreu com William Higinbotham, Baer patenteou logo em seguida o seu invento e, “um ano depois, expôs o primeiro modelo do videogame, designado de Brown Box”.

O "Brown Box” consistia de disputas de futebol, vôlei e tiro. Ele é considerado o ancestral dos games comercializados no mercado, e não o modelo Atari, como muitos acreditam que seja. No que se refere aos consoles, especificamente, cabe registrar que a Magnavox, que é uma filial da Philips, sediada na Holanda, foi a empresa pioneira no lançamento de console de videogame, para o público consumidor, iniciando com o que era intitulado de Odyssey 100. Somente depois, foi que vieram os Nintendos, PlayStations e Xbox que temos hoje. E, não seria nem preciso destacar, aqui, a força e a riqueza deste tipo de empreendimento, que é extremamente rendoso, e que, “em princípios do século XXI, capta investimentos de monta, que lhe permite competir com a esfera cinematográfica e até mesmo transcender seus lucros”.

0 comentários:

Voltar ao Topo

Tradutor

Views

© 2013 Joystick Lunar | Angélica Lopes, Cadu Saldanha e Vanadilma Fernandes.
Desenvolvido por BloggerTheme9